O mundo automotivo nem se recuperou da crise dos semicondutores e já se prepara para enfrentar outro desafio em 2022: a falta de vidro no mercado. A Volkswagen, no entanto, já tem um plano para contornar o problema no curto prazo.
A gigante alemã, considerada a maior montadora da Europa, está estocando peças como janelas e para-brisas, revela uma reportagem do Wall Street Journal.
A questão já é vista como grave e pode impactar outros setores da indústria. Até as cervejarias, por exemplo, começaram a estocar garrafas na Europa, visto que alguns fornecedores foram obrigados a diminuir o ritmo de produção por conta do salto nos custos.
Escassez de gás natural
O vilão da vez, assim como no caso da falta de chicotes elétricos no continente europeu, é a guerra na Ucrânia. O conflito impactou na oferta de gás natural pelos russos em toda a Europa, prejudicando diretamente o ramo de manufatura de vidro.
A boa notícia é que o material pode ser importado de outros países, o que ainda assim aumentaria os custos de produção. Por enquanto, estocar as peças é uma solução viável para não repassar os custos extras ao bolso do consumidor, o que pode mudar caso o problema piore, ressalta a VW.
Outra empresa que se prepara para enfrentar a crise do vidro é a Audi. A marca, que também pertence ao Grupo Volkswagen, estuda uma maneira de reciclar vidro na sua linha de produção.
Fonte: olhardigital
Postar um comentário